Colunistas

Ana Botafogo
bailarina

Primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é dona de uma carreira repleta de conquistas. Já interpretou os papéis principais de todas as mais importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. Ana Botafogo é considerada uma das mais importantes bailarinas brasileiras por sua técnica, versatilidade e arte.

Ana Silvério
colunista

Ana Silvério é professora, bailarina e coreógrafa. Formada em Coreografia, metodologia e Pedagogia em Dança pela Universidade Humanitária Sindical de São Petersburgo na Rússia, Ana foi premiada em festivais não apenas naquele país, como também no Brasil. Trabalhou em diferentes países da Europa e atuou como jurada em diversos Festivais Internacionais de Dança. Leia seus posts.

Bárbara Pessali Marques
colunista

Bárbara Pessali-Marques é bailarina formada pelo CEFAR – Centro de formação Artística do Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado, bacharel e licenciada em Educação Física pelo UNI-BH – Centro
Universitário de Belo Horizonte, especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Ciências do Esporte – UFMG. Diretora da produtora artística Multiart Ltda, fundadora e presidente da ONG OELO e Diretora do Bastidores Centro de
Treinamento Personalizado, em Belo Horizonte;
Leia seus posts.

Carol Lancelloti / Canal Meia Ponta
parceiro de conteúdo

Carol Lancelloti é carioca, formada em moda, fotógrafa e uniu suas paixões em um só projeto: a revista virtual a Lagarta, que é publicada trimestralmente na web, trazendo editoriais, entrevistas, colunas e muita informação para quem adora arte em geral. Adora escrever e colabora com diversos blogs e veículos. Desde que começou o ballet clássico, aos 21 anos , mantém um blog pessoal dedicado a dança, o Meia Ponta. Agora, ela divide suas experiências também no blog da Loja Ana Botafogo.Leia seus posts.

Cássia Martin
colunista

Produtora de eventos formada pela Universidade Anhembi Morumbi e bailarina formada pela Royal Academy of Dance, possui ampla experiência em gestão de marcas de dança. Atualmente, é colunista dos mais importantes sites de conteúdo para dança do país. Acredita na diversidade no universo da dança e na transformação que a dança traz em nossas vidas. Leia seus posts.

Chris White
colunista

Como jornalista, Christine White trabalhou em grandes veículos de comunicação, no Brasil e nos Estados Unidos, até decidir, aos 50 anos, realizar um sonho antigo: tornar-se uma bailarina. E de técnica refinada. Aqui, ela relata o dia-a-dia da transformação que tem vivido desde janeiro de 2012. E com o mesmo apetite pela informação que marcou sua vivência como repórter, ora numa CNN, ora numa Rádio Jornal do Brasil; Christine encontra agora novos caminhos para seu aprendizado “tardio” do ballet, e divide conosco seus achados. Leia seus posts.

Claudia Richer
colunista

Jornalista, adora escrever e diz que, sem nenhuma modéstia, lidar com as palavras é sua especialidade. São muitos anos nessa profissão e a história toda, mas toda mesmo é longa demais para ser contada em um parágrafo. Já foi diretora de revistas femininas, correspondente internacional (Paris) e no momento trabalha em uma assessoria de comunicação. Também fez faculdade de teatro (que é o grande combustível de sua vida) e ama dançar. “Amo mesmo, paixão à primeira vista, ops… ao primeiro grand pliè, melhor dizendo” – diz ela. Leia seus posts.

Daney Bentin
colunista

Bailarina, ensaiadora e pedagoga de ballet clássico, iniciou seus estudos com o mestre Fábio Matheus, de quem é assistente direta, na Escola de Dança Margareth Monteiro. Trabalhou como ensaiadora da Faces Cia de Dança (RJ) e como bailarina da Cia de Performances Contemporâneas Alteridades, da Ícaro Cia de Dança e da Margareth Monteiro Cia de Dança, até hoje. É Mestranda em Memória Social do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO e bolsista CAPES, pesquisando sobre o ballet clássico, o papel do bailarino e a vertente filosófica da dança nos dias de hoje. Leia seus posts.

Dryelle Almeida / Mundo Bailarinístico
parceiro de conteúdo

Publicitária, analista de marketing nas Redes Sociais, formada em ballet clássico pela E.M.B – SP, professora de ballet e aspirante a sapateadora e gestora do Blog Mundo Bailarinístico criado para ser uma extensão das suas aulas e dividir, ou melhor, multiplicar sua paixão pelo ballet por aí.  Leia seus posts.

Heloisa Almeida
colunista

Iniciou seus estudos de ballet aos 7 anos, com formação pela “Royal Academy”. Teve como professores: Armando Nesi, Tatiana Leskova, Sulamith Messerer, Maxim Martirosian, Isabel Santa Rosa e Carlos Trincheiras. Pertenceu ao Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio e integrou o Corpo de Baile do Teatro Guaíra, onde dançou por 15 anos alguns dos principais papéis do repertório. Formou-se em fisioterapia na Universidade Católica (DF) e especializou-se pela IBMR (RJ) em Anatomia Humana. Atuou como mâitre e ensaiadora da DeAnima, foi coordenadora e professora do Espaço Feodorova e ministrou aulas como professora convidada no Teatro Municipal de Niterói e na SP Cia de Dança. Atualmente é professora do curso de dança da Universidade Cândido Mendes e professora do Lyceu. Leia seus posts.

Izabel Costa
colunista

Artista com mais de 40 anos de atuação como bailarina, pesquisadora, coreógrafa, diretora, professora e militante da resistência cultural, foi fundadora do Grupo Corpo em 1975, o qual dirigiu até 1984, quando se mudou para SP como convidada do mestre Klauss Vianna para uma pesquisa do CNPq. Desde então, desenvolve trabalhos a partir de manifestações populares e eruditas e de legados de artistas como Eros Volúsia e Isadora Duncan. Atuou nos principais papéis de grandes espetáculos como Maria Maria, Dã Dá Corpo, Sete Danças para Villa-Lobos e Paisagens Imaginárias, além de atuações em cinema, teatro, vídeos, festivais e outras performances artísticas. Desde 1999, ministra aulas e workshops em seu Studio Izabel Costa (BH), onde defende a cultura brasileira como uma cultura vocacionada principalmente para a Dança. Leia seus posts.

Liana Vasconcelos
colunista

Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e pela Royal Academy. Ganhou, em 2009, o prêmio de melhor bailarina no Seminário de Dança de Brasília e foi agraciada com uma bolsa de estudos para o Conservatório de Dança de Viena. Pertenceu à Cia. Jovem de Ballet do Rio, SP Companhia de Dança e se apresenta como bailarina convidada em diversos festivais. É Produtora Cultural formada pela UFF. Também escreve para os sites Tag Cultural e Radar da Produção. Colaborou com mais de 200 verbetes para enciclopédia online “Dança em Rede”. É bailarina-intérprete e produtora do projeto “Corpo da Cidade”. Atualmente, é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio. É apaixonada pelas artes cênicas, espectadora frequente dos teatros, ama viajar e vive em eterna dança! Leia seus posts.

Paloma Ferraz / Blog BEMDANÇA
parceiro de conteúdo

 

Bailarina profissional com ênfase em dança contemporânea e estimuladora da individualidade e singularidade no dançarino. Adepta da consciência corporal e da movimentação natural como formas de aprimorar o repertório motor e o entendimento dos movimentos. Como pensadora e inquieta constante, busca uma coisa: a prática da dança mais saudável, cuidadosa e consciente. Namastê! Paloma é criadora do blog BEMDANÇA e jornalista, possuindo MBA nas áreas de Gestão/Produção Cultural e Marketing (esse ainda em curso). Iniciou o balé aos três anos e estudou/dançou com professores renomados: Marilda Azevedo, Emílio Martins, Elizabeth Tinoco, Hélio Bejani, Márcia Pinheiro, Ava Rozenblat e Gabriela Patrício. Leia seus posts.

Tania Kury
colunista

Tânia Kury é publicitária, com especialização em comunicação e semiótica e fez ballet por muito anos. Adora garimpar fatos, fotos e histórias sobre ballet e história da Dança em livros raros, revistas especializadas, programas, vídeos, CDs e outras fontes que formam um rico acervo particular. Compartilha seus achados no blog Passo a Passo. Leia seus posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.